Reflexões: "pensando alto"

É pelas reflexões que nos damos conta de tantas obviedades, as quais insistem em ficar escondidas atrás da cortina de nossos olhos cansados da rotina, das mazelas de outrem, das fantasias, dos sentimentos tortuosos.
Passa-se uma vida procurando respostas, mas elas simplesmente sempre estiveram ali. No lugar certo. Dentro de nós mesmos.
Ficamos rijos, às vezes em carne viva. Traímos nossas próprias certezas em prol de ilusões, as quais também foram criadas por nós mesmos.
Análise, conversas, palavras, risadas, choro. Itens tão puros e essenciais ao descobrimento dos olhos cansados.
Quem eu sou, quem você é, quem somos nós?
Existiria livre-arbítrio? Diz a ciência que não. Ele é uma resposta cognitiva dos 95% ativos de nossa inconsciência, ou seja, somos mais inconscientes do que cientes de nossas ações.
Onde está o coração, senão passa apenas de um "músculo involuntário", como diria a canção. Ele está no lugar em que deve estar. Gerando vida ao organismo de um indivíduo que busca o conhecimento de si mesmo.
A premissa de Sócrates "Conhece-te a ti mesmo, para então conhecer melhor aos outros e ao mundo" é sem discussão uma frase sábia. De fato, conhecer a si mesmo é realmente a estrutura básica na construção do ser. Se não nos conhecemos, somos incapazes de crescer enquanto componentes do universo.
Controlar suas emoções não quer dizer reprimi-las, mas sim usá-las da maneira mais adequada de acordo com o seu inconsciente.

O equilíbrio é uma linha tênue entre a razão e a emoção.



Lorena Robaina

Comentários